Diário de campo 2014.2


29 de novembro, Sábado
Dia do nosso I Seminário Institucional! Estávamos todos muito nervosos, mas não transpareceu, pois as apresentações foram excelentes! O diálogo entre os colégios foi muito interessante, pois pudemos perceber que todas as atividades que realizamos estão ligadas de alguma forma. Eu apresentei a comunicação "monitoria de apoio à escrita" e o meu trabalho pode ser encontrado na página "produção textual 2014.2"


13 de novembro, Quinta-feira
Chegou o grande dia! Hoje realizou-se a prática das grafitagens! Os alunos, com auxílio dos profissionais, desenharam e demonstraram seus talentos nos muros do CIEP. Foi uma sensação de dever cumprido. Os desenhos ficaram lindos! Todos com mensagens relacionadas à educação, ao preconceito. Algumas imagens deste grande dia estão disponíveis na página atividades na escolas/2014.2.

06 de novembro, Quinta-feira
Dia da nossa segunda oficina, voltada para a literatura marginal. Mostramos um pouco dessa arte, que vem da periferia, e usa muito do grafite para expresser-se. Foi muito bacana, pois os alunos interagiram e demonstraram suas opiniões em relação ao assunto. Enfatizamos que a literatura marginal é uma forma das pessoas mais simples mostrarem sua arte. Como exercício, pedimos para que eles desenhassem em uma cartolina algo de suas preferências. O resultado foi ótimo! Muitos entenderam a essência do assunto, e demonstraram desenhos de protesto, contra o preconceito, contra a alienação, etc. À noite, reunião com nossa coordenadora Cláudia Fabiana. Foram discutidos assuntos referentes à apresentação dia 29/11/2014. Fiquei com a comunicação, meu tema é: monitoria de apoio à escrita. Estou ansiosa!

23 de outubro, Quinta-feira
Hoje foi o dia da nossa primeira oficina sobre grafitagens. Evidenciamos a diferença do gênero grafite e da pichação. Falamos um pouco de como surgiu, sobre a arte expressa por esse gênero, sobre pichação (enfatizamos que pichar é crime!) e sobre o preconceito com o grafite. Apresentamos aos alunos um exercício oral, onde colocávamos figuras de grafites verbais e não verbais para que eles identificassem.Na próxima oficina o foco será a literatura marginal, pois o grafite é uma forma de expressão desta literatura. À noite, tivemos reunião com nossa coordenadora Cláudia Fabiana. Discutimos assuntos relacionados ao ENALIC,ao seminário institucional e às oficinas realizadas.

16 de outubro, Quinta-feira
No CIEP Joracy Camargo, ao lado da nossa coordenadora de campo Marilei Venial, começamos a bolar oficinas voltadas para o tema central do nosso projeto, o gênero grafite. Decidimos apresentar duas oficinas, uma sobre o gênero grafite e a outra voltada para a literatura marginal.

09 de outubro, Quinta-feira
Dia da apresentação da monitoria. Foi, mais uma vez, muito gratificante. Os alunos interagiram muito bem. Eu fiquei à tarde com minhas colegas Naiane e Mayara. Apresentamos para as turmas: 1004, 1002 e 1005.  Falamos sobre: variação linguística, erros ortográficos e gramaticais e coesão e coerência. Na reunião com nossa coordenadora Claudia Fabiana, falamos sobre a apresentação e discutimos sobre a nossa participação no fechamento do PIBID, dia 29 de novembro.

02 de outubro, Quinta-feira
Mais um dia de reunião no Joracy Camargo. Apresentamos a professora Marilei o plano de trabalhar a escrita, baseada nos trabalhos que os alunos fizeram. Decidimos então fazer uma oficina para trabalhar o tema, já que nosso é curto e ainda temos muito trabalho para fazer. Ficamos até um pouquinho mais tarde e montamos nossa oficina, baseada nos problemas de escrita apresentados pelos alunos.

25 de setembro, Quinta-feira
Dia de reunião no Joracy Camargo, com nossa coordenadora Marilei Venial. Discutimos sobre nossas próximas datas, e resolvemos que trabalharíamos consciência negra e nosso tema, grafitagens. Porém, houve uma mudança de planos na nossa reunião com a coordenadora Claudia Fabiana, pois ela propôs que trabalhássemos com os textos das outras oficinas, e fizéssemos uma ''monitoria de apoio à escrita'' Agora, iremos planejar a confecção da monitoria.

16 de setembro, Terça-feira
A reunião com a nossa coordenadora Claudia Fabiana ocorreu em uma terça-feira, e mais uma vez não pude estar presente por questões de saúde, as mesmas que me impediram na feira. Porém, justifiquei com a coordenadora. Nesta reunião, Claudia nos perguntou como é a nossa relação com os alunos. Até agora, no Joracy Camargo, nós bolsistas conseguimos ter um bom contato, com oficinas e até uma palestra motivacional, contando um pouco de nossa história no magistério.

11 de setembro,  Quinta-feira
Neste dia ocorreu a Feira Nordestina, na qual os alunos apresentaram o tema que tratamos nas oficinas, Literatura de Cordel e Repente. Não pude comparecer por questões de saúde, porém vi relatos e fiquei muito feliz, pois os alunos se esforçaram e mais uma vez apresentaram um trabalho muito bom. Também fiquei muito satisfeita, pois a turma que eu apliquei as oficinas, junto com minha colega Priscila, foi a vencedora. Parabéns, 1004!

04 de setembro, Quinta-feira
Dia da nossa segunda oficina no Joracy Camargo. Falamos sobre tipologia textual ''expositivo-informativo'' e variação linguística, com ênfase na literatura de cordel. Mais uma vez, os alunos foram participativos e competentes. Foi passado um exercício que mais uma vez foi cumprido com êxito. Quinta-feira que vem estaremos lá no projeto participando como jurados. Obrigada, turma 1004! 

Quinta, 28 de agosto
Hoje aconteceu nossa primeira oficina no CIEP 380 Joracy Camargo. Apresentamos os gêneros notícia e obituário, que foram os gêneros menos conhecidos de acordo com a avaliação diagnóstica. Passamos um vídeo sobre a morte de Luiz Gonzaga, que continha os dois gêneros. Também falamos sobre o repente e passamos uma simples tarefa: pedimos para que os alunos formassem grupos e montassem um repente com 5 palavras que escrevemos no quadro. Eles montaram repentes divertidos e criativos.

26 de agosto, Quinta-feira
Nossas reuniões na faculdade acontecem geralmente às quintas, porém hoje tivemos reunião com nossa coordenadora Cláudia Fabiana para fechar nossas oficinas. Resolvemos os últimos detalhes e passamos para ela tudo que será apresentado nos colégios. Ela gostou bastante e animou-se conosco.

21 de agosto, Quinta-feira
Reunião normal no Joracy, fechando e resolvendo os últimos detalhes da participação do projeto. Apresentamos nosso projeto a nossa coordenadora de área Marilei, fechamos os últimos detalhes. Quinta-feira que vem já começam as oficinas! Estamos animados!

14 de agosto, Quinta-feira
Reunião normal no CIEP com a Professora Marilei, resolvemos nossas apresentações, confeccionando e aperfeiçoando nosso projeto. Trabalharemos gêneros textuais, tipologias e variação linguística. Nos dividimos em duplas, cada dupla ficará com uma turma e seu respectivo estado. Minha turma é a 1004, minha dupla é a Priscila e nosso estado é o Maranhão. Estamos animadas com as oficinas e a feira Nordestina!

07 de agosto, Quinta-feira

Reunião normal com a Professora Marilei, no ciep Joracy Camargo. Resolvemos nossa participação no projeto ''feira nordestina''. Apresentaremos um projeto voltado aos gêneros, e, seremos jurados novamente.

02 de agosto, Sábado
 Reunião geral do PIBID, com os coordenadores (gerais e de área) na UNIABEU. Alguns coordenadores saíram, inclusive a coordenadora geral Shirley Carreira, dando lugar ao novo coordenador Anderson Brandão.


31 de julho, Quinta-feira
Retorno dos bolsistas ao CIEP 380 - Joracy Camargo, e também às reuniões com a coordenadora Cláudia Fabiana. No colégio, planejamos um projeto, a feira nordestina. Nós bolsistas participaremos e ajudaremos os alunos na confecção do projeto. Dividimos em duplas: cada dupla uma turma e sua respectiva região. Também participaremos de jurados. Na faculdade, apresentamos os projetos a nossa coordenadora Claudia Fabiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário