Atividades na escola 2014.2


I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIABEU

Nosso  I Seminário Institucional aconteceu no dia 29/11/2014. Neste dia, além de apresentar nossos respectivos trabalhos, contamos com a presença da Profa. Dra. Sara Fazollo, Coordenadora Institucional do Pibid da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que apresentou uma palestra falando sobre a importância deste projeto tão enriquecedor. Após a palestra, os bolsistas e coordenadores separaram-se para dar início às apresentações. Estávamos todos um pouco nervosos, pois sabíamos da importância desse evento, era como relatar todo nosso trabalho apresentado. Porém, o nervosismo não transpareceu, e as apresentações foram realizadas com excelência! O diálogo entre os colégios foi ótimo, pois todas as nossas atividades se ligavam com um único intuito: uma educação melhor. Estamos todos muito felizes e ansiosos. Que venha 2015! 







GRAFITAGENS NOS MUROS DO CIEP JORACY CAMARGO 

Chegou o grande dia! Nosso último dia no CIEP Joracy Camargo! Estamos todos com o sentimento de dever cumprido, além de estarmos muito orgulhosos de todos os trabalhos realizados e dos alunos, é claro, que foram muito esforçados e competentes! São todos talentosos. Podemos ver isto na confecção dos grafites.. Ficaram lindos! Podemos contar com a presença da nossa coordenadora Claudia Fabiana e do nosso coordenador do PIBID Anderson Brandão. Foi muito bom ver os alunos produzindo e se divertindo. Os desenhos eram especiais, todos passavam uma mensagem muito bonita!  Enfim, trabalho completo. Agora, aguardamos o seminário institucional e esperamos realizar mais trabalhos como este!








PLANO DE ATIVIDADES: GRAFITAGENS NOS MUROS DO CIEP



LITERATURA MARGINAL 

Dia 06 de novembro ocorreu nossa última oficina deste ano..Ficaremos com saudades. Desta vez falamos sobre a literatura marginal. Relacionamos a literatura marginal com o grafite, e falamos que o grafite é uma forma de expresser essa literatura. Falamos também sobre o preconceito contra esta literatura, já que é produzida, na maioria das vezes, por membros das periferias, pessoas mais humildes e simples. Porém, é uma forma linda de expressão. Mostramos videos de artistas que vieram das periferias, textos produzidos por eles e músicas. Eles adoraram e interagiram! Na próxima semana é a nossa prática! Os grafites em ação na quadra do CIEP Joracy Camargo! Estamos todos ansiosos!









GRAFITE É UM GÊNERO?

Dia 23 de outubro realizamos a primeira oficina com o tema do nosso projeto, o gênero grafite. Falamos sobre o que é o grafite, de onde surgiu e sua diferença com a pichação. Evidenciamos que a pichação é crime, e não arte. Demonstramos a eles que o grafite é uma forma louvável de expressão da arte. Mostramos imagens e vídeos de grafites, todos gostaram muito e afirmaram que é uma arte muito bonita. Todos estamos animados para a nossa prática, o dia em que os alunos irão grafitar a quadra da escola! Ao final, o exercício proposto foi um pouco diferente, e um dos quais eles mais gostaram. Pedimos para que eles produzissem seus próprios grafites na cartolina, com assuntos de sua escolha. E o resultado? Desenhos muito criativos, muitos protestando contra o preconceito. Ficamos, mais uma vez, muito orgulhosos e felizes!







MONITORIA DE APOIO À ESCRITA 

Dia 09 de outubro ocorreu nossa monitoria de apoio à escrita. Outra oficina realizada com sucesso. Devido aos erros encontrados nos textos dos alunos, resolvemos montar uma oficina falando sobre a escrita, para isso, usamos exemplos dos textos produzidos por eles, sem identificação para não haver constrangimento. Falamos sobre a variação linguística, sobre erros ortográficos e gramaticais e sobre coesão e coerência (os maiores problemas encontrados nos textos). Mais uma vez, eles interagiram e buscaram tirar suas dúvidas referentes aos assuntos. Ficamos muito felizes pois foi mais uma oficina com a participação ativa deles. Também evidenciamos o poder da vírgula, e demonstramos que esta pode mudar todo o contexto de uma frase.  Para isso, usamos imagens divertidas que prenderam a atenção deles. Ao final, passamos um exercício e corrigimos com eles.




PLANO DE ATIVIDADES: MONITORIA DE APOIO À ESCRITA




                               TIPOLOGIA TEXTUAL E LITERATURA DE CORDEL     

Dia 04 de setembro foi o dia da nossa segunda oficina com os alunos do Joracy Camargo, e mais uma vez foi uma experiência ótima, ter contato com eles é sempre bom. Desta vez falamos sobre o tipo textual 'expositivo-informativo' com ênfase na literatura de cordel, e  variação linguística. No final, passamos uma folha de exercícios, e os auxiliamos. Mais uma oficina gratificante! Eu e minha colega Priscila até montamos um, como pode ser visto na foto abaixo. Eles gostaram muito! Está chegando a feira nordestina, tenho certeza que eles se sairão muito bem.




PLANO DE ATIVIDADES: TIPOLOGIA TEXTUAL E LITERATURA DE CORDEL



                                    GÊNEROS: NOTÍCIA, OBITUÁRIO E REPENTE

Quinta-feira, dia 28 de agosto, ocorreu nossa primeira oficina com os alunos do Joracy Camargo. Falamos sobre os gêneros notícia e obituário e sobre repente. Foi ótimo, eles respeitaram os momentos que deveriam ficar quietos e interagiram conosco! Passamos um exercício que foi cumprido com excelência e diversão. Pedimos para que se dividissem em grupos e montassem um repente com algumas palavras que colocamos no quadro. Eles se empenharam e montaram repentes super criativos! Os mais desinibidos até cantaram lá na frente. Eu e minha colega Priscila, que ficamos responsáveis pela turma 1004 cujo estado é o Maranhão, nos arriscamos também e montamos um para cantar com eles. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário